quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Amor - O que fazer quando ele acaba?


Primeiro começo dizendo que se acabou é porque não era amor. Nós temos a mania de achar que toda paixonite aguda é amor. E quem acha muito, acaba não achando nada, essa é que é a verdade. Atualmente virou moda trocar de amor, de amores, etc. As redes sociais provam o que estou dizendo. É um tal de amor baseado na velocidade da luz. Amo hoje, amanhã não amo mais. Choro um pouco hoje, mas amanhã já estou postando fotos com o meu "novo amor". E como diz aquela música de uma banda de forró famosa, "pintei meu cabelo e me valorizei e é por isso que estou lhe mostrando o meu novo namorado". Será? O amor é elo que não se quebra!

O que acontece é que as pessoas estão se perdendo quando a questão é amar. Ainda penso como a minoria de alguns poetas de que o amor verdadeiro, ele só acontece uma vez na vida, e basta. Amor de verdade não acontece a toda hora, a todo instante. Me arrisco a ir mais longe, e nem se dá entre mais de uma pessoa quando se refere a um relacionamento a dois. O amor é uma soma de dois, e não de três, quatro, etc. Isso aí é o que os moderninhos andam chamando de poliamor; ou seja, ama todo mundo e não ama ninguém. Para ser sincera, essa palavra "poliamor", é horrível quando usada nesse sentido de ter mais de um parceiro (a). Poliamor no meu conceito, é o amor que só tenho por filhos, irmãos, pais, família e etc.

Acredito que todo amor verdadeiro é mágico, é único e acima de tudo, insubstituível. Quando o amor é de verdade não tem sentido querer pertencer a outro alguém, porque você olha no fundo dos olhos da pessoa e sabe que é ela. E isso é muito especial. Seu coração a reconhece de imediato. Eu já ouvi muitos homens, mulheres também, falarem que amavam duas pessoas ao mesmo tempo. Não acredito! Digo mais, isso não é, e nunca foi amor! Pode ser desejo, atração, paixão ou qualquer outro nome que se queira dar, menos amor. Amar alguém de verdade é não querer pertencer a mais ninguém. E não desejar outros toques, outros beijos. É um amor capaz de durar até mesmo além da morte, pois como já dizia Augusto Blanco: "Amor de verdade só acontece uma vez na vida e se eterniza no tempo". É sentimento que se transforma em esperança para suportar os dias difíceis.

O amor verdadeiro jamais será leviano, porque quem o tem verdadeiramente já está completo, não procura complemento por aí. Amar verdadeiramente é convicção, é, apesar das lutas, problemas, querer estar no mesmo lugar e com a mesma pessoa, por querer, e não por opção; e não desejar  querer estar com nenhum outro alguém ou em qualquer outro lugar nesse mundo que não seja exatamente aquele. E quando já, bem velhinhos, ainda terão os mesmos sonhos, as mesmas palavras de conforto um para com o outro, a mesma dedicação e cuidado, e o mais importante, terão um "Eu Te Amo" nos lábios todos os dias. Terão um afago pros dias difíceis, um ombro pra repousar, braços para amar quando as palavras não forem suficientes.

A palavra amor é sagrada, tão sagrada quanto o sentimento. Atualmente está marginalizada, banalizada. Todo o mundo chamando todo o "mundo de amor", de mô, de meu amor, etc. Quem dera fosse realmente amor. Só assim estaríamos livres de tantos divórcios. As pessoas acostumaram-se a viver de aparências porque é assim que a nossa sociedade vive, e temos que seguir um padrão. Que padrão? Será que abrir mão de alguém, a qual se deseja profundamente e por ela esperou uma vida inteira, para viver de aparência com outra, é felicidade? Eu me arrisco a responder que não, e a isso dou outro nome: hipocrisia.

Nós somos seres hipócritas. Por que? Porque fomos ensinados por essa sociedade medíocre que devemos viver na banalidade das coisas. Fomos ensinados a não lutar por aquilo que o nosso coração deseja porque temos que agradar família, filhos, amigos, etc. Fomos ensinados a ter uma morte em vida. Fomos ensinados que devemos mostrar para a sociedade aquilo que não sentimos e nem vivemos. Não amamos as pessoas que queremos, mas sim, aquelas que a sociedadezinha banal, amiguinhos banais, familiares, julgam ser as melhores para nós. E morremos um pouco a cada dia. Somos enterrados em vida todos os dias, porque vivemos com as regras dessa sociedade, mostramos sorrisos lindos e apaixonados e damos abraços apertados, mas por dentro, estamos destruídos. Por dentro, tem um grito sufocado, um amor não vivido, mas que implora para ser libertado.

O grande poeta do amor Vinícius de morais ao escrever Soneto de Fidelidade, um de seus mais famosos poemas e conhecido pelo mundo inteiro, tratou sua grande obra, tal como a sua própria vida, tudo bem banal, ou melhor, uma forma de amor não vivido e sufocado. E isso se traduz em seus versos quando diz: "Que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure". Toda paixão é chama, e é infinita até o dia em que não acaba. Vinicius casou-se por nove vezes. Nove casamentos, nove amores infinitos e que foram para o espaço em poucos espaços de tempo. E o homem de tantos amores não foi capaz de encontrá-lo verdadeiramente, e nas suas poesias e canções destilava a sua dor suavemente.

Fico com o meu conceito e com a minha versão de que amor só acontece uma vez na vida, o resto, é mera procura. Tenho ainda a ousadia de contrariar o poeta e dizer que o amor é capaz de ir além da vida e se eterniza no tempo; e que não é infinito enquanto dura, mas posso afirmar, que todo amor verdadeiro dura para sempre! E quando o amor é para sempre, nada ou ninguém, separa, e Deus sempre dá um jeito de colocá-la na nossa direção. Não precisamos seguir setas, só precisamos ouvir a voz do amor clamando em nossos corações. 

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Corrimento vaginal - saiba porque acontece e como preveni-lo


Uma preocupação que ronda a cabeça da maioria das mulheres é saber como está o cheiro da sua amiga íntima, a vagina. Na maioria dos casos, o mau cheiro é provocado por infecções que causam o corrimento vaginal. Quando normal, o corrimento possui consistência aquosa bem fininha, ou ainda, mucosa e de coloração branca perecida com leite, e sem cheiro. Em alguns casos pode sofrer  ligeiras alterações devido as várias fases do ciclo menstrual. No entanto, em casos específicos como infecções que sejam causadas por fungos ou por bactérias, o corrimento pode apresentar coloração e cheiro diferente do normal. Também pode vir acompanhado de alguns incômodos como a coceira, lesão vaginal, dor vulvar, queimação e etc.

Nesses casos, procurar o médico é ainda a melhor forma para prevenir outras doenças e evitar que o quadro se agrave.
As causas mais comuns para o seu surgimento são  as infecções vaginais, as infecções que atingem o colo do útero e as que são transmitidas através das DST’s. Em mulheres que não apresentam uma higiene íntima adequada as infecções podem acontecer com mais frequência. É necessário ainda, que após a evacuação a mulher tenha cuidado especial ao realizar a higiene deste local, que sempre deve ser feita de frente para trás, evitando  assim, o contato de fezes com a vagina, e complicações futuras.

Existem vários tipos de corrimento, conheça alguns e fique por dentro:

1. Corrimento branco, acinzentado ou amarelado apresentando um forte mau cheiro - Este tipo de corrimento apresenta um mau cheiro semelhante ao do peixe, e pode se tratar de uma infecção bacteriana;

2. Corrimento branco, acinzentado ou amarelado espumoso – Esse tipo, pode ser causado por protozoários da espécie  trichomonas vaginalis. A coceira na maioria dos casos é intensa e desagradável, assim como o odor;

3. Corrimento marrom líquido ou com sangue - Esse tipo de corrimento, por sua vez,  pode ser causado por câncer de vagina, do colo do útero ou do endométrio. Por isso, é necessário que quando a mulher apresente corrimento com essa característica procure imediatamente o médico;

4. Corrimento branco e com coceira intensa e desagradável - É mais conhecido como candidíase e é provocado por fungos. É ainda acompanhado de queimação e ardência na vulva e na vagina. Vale lembrar, que esses sintomas, a depender da gravidade, podem piorar durante a semana que antecede a menstruação  e ocorre, sobretudo, em mulheres diabéticas, grávidas ou que estejam fazendo uso de antibióticos;

5. Corrimento com sangue após a relação Se após a relação sexual aconteceu corrimento com sangue, pode ser uma infecção viral, tipo vírus HPV e Herpesvírus.

Alguns cuidados ajudam a prevenir o corrimento vaginal. São eles:

- Evite o uso de biquíni molhado por um longo período de tempo;

- Dê preferência as roupas que não são muito justas. Roupas coladas demais acabam atrapalhando  a ventilação ao e comprimindo a vagina;

- Dê preferência ao uso de calcinhas de algodão; É aconselhável que durante o sono noturno a mulher durma sem calcinha, pois isso ajudará a região da vagina respirar;

- Evite jeans colados e apertados. Por ser de um tecido mais grosso, o calor gerado na parte genital pode ser intenso;

- Evite o uso de desodorantes íntimos  e o uso exagerado de duchas vaginais. Esses produtos retiram a proteção natural da vagina;

- No período da menstruação redobre os cuidados com a limpeza íntima e troque o absorvente sempre que necessário;

- Antes de usar as calcinhas passa ferro principalmente no forro;

- Não use medicamentos sem a orientação médica. Eles também são os grandes causadores de corrimentos.

Existem muitos outros cuidados que devem ser levados em conta. É importante que em casos onde o corrimento seja anormal, que um médico ginecologista seja consultado. Observando os sinais clínicos da mulher, poderá se chegar a um tratamento  rápido e eficaz.


Colposcopia - Qual a importância de fazer?



Algumas mulheres ainda morrem de medo quando  o assunto é uma visita ao ginecologista.  No entanto, não devemos esquecer que, todas as mulheres, principalmente aquelas  que tem vida sexual ativa devem se cuidar frequentemente; É importante conhecer o organismo, pois numa eventual alteração é mais fácil detectar  se algum problema está acontecendo. O correto é que essa visita aconteça  pelo menos a cada seis meses.

Alguns exames ginecológicos são essenciais para detectar enfermidades como o câncer de útero. Vale salientar, que o exame ginecológico comum, é importante, mas é um tanto superficial, e por isso é necessário fazer um exame de prevenção de colo de útero uma vez ao ano. De acordo com o INCRA – INSTITUTO NACIONAL DO CANCÊR, aqui no Brasil, esse é o tipo de câncer que mais mata e atinge um número elevado de mulheres, ultrapassando 200 mil por ano. A Revista Science Translational Medicine em dados recentes do dia 9 de janeiro de 2013, afirmou que embora seja este um câncer que mais mata mulheres, é também o que dá mais chances de cura quando detectado a tempo. Se antes, as chances de cura já eram bastante significativa, algo em torno de 62/%, hoje é de 92%.

Por isso que, exames como a colposcopia não podem deixar de ser feito. Através desse exame será realizada uma análise de todo o trato genital inferior, em especial, no colo do útero; O aparelho encarregado para realizar a colposcopia é o colposcópio, que se assemelha a um pequeno microscópio, que uma vez introduzido no corpo, através da vagina, possibilitará que o profissional visualize diretamente as estruturas examinadas. Caso seja detectada algum tipo de lesão, o médico pedirá biópsias dos locais suspeitos.

Quem pode fazer o exame?

Qualquer mulher que tem vida sexual ativa pode fazer um exame de prevenção de colo de útero. No entanto, a colposcopia  deve ser realizada por mulheres em que os exames preventivos de câncer de útero tenham levantado alguma suspeita, tanto para confirmá-lo por meio de uma biópsia, se for o caso, como para descartá-lo e diagnosticar outras patologias que podem afetar o trato genital inferior, tais com inflamações, ferimentos e dermatites de outras naturezas, etc.

Como a colposcopia é realizada?

Só o nome já  é capaz de colocar medo. No entanto,  vale salientar que o exame é simples e não invasivo, ou seja, não causa dor,  e pode durar de dez a vinte minutos. Pode ser realizado em qualquer consultório ginecológico, pois não exige uma preparação prévia para se proceder a sua realização. Porém, alguns cuidados devem ser tomados:

Relação sexual – a mulher deve abster-se de ter relação sexual num período de 48 horas antes do exame. É importante que não tenha ocorrido lesões recentes;
Não fazer uso de cremes ou duchas vaginais;
Deve ser realizada de preferência, na primeira fase do ciclo menstrual, ou seja, antes da ovulação.
Mulheres que se submeteram a histerectomia podem fazer o exame a qualquer momento. E em casos de gravidez não há restrições quanto a realização do exame, mas os cuidados devem ser os mesmo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...