domingo, 22 de dezembro de 2013

Um conto de natal - A estrela

mulher depois dos 30



O conto aqui publicado faz parte do livro Noite de Natal, escrito por Sophia de Mello Breyner Andresen, editado em 1960.
A história fala de uma menina que vivia sozinha e um dia encontrou um amigo. Com ele passou muitos dias. No dia de Natal descobriu que ele era o menino Jesus.


 Um conto de natal - A estrela

Quando se viu sozinha no meio da rua, teve vontade de voltar para trás. As árvores pareciam enormes e os seus ramos sem folhas enchiam o céu de desenhos iguais a pássaros fantásticos. E a rua parecia viva. Estava tudo deserto. Àquela hora não passava ninguém. Estava toda a gente na Missa do Galo. As casas, dentro dos seus jardins, tinham as portas e as janelas fechadas. Não se viam pessoas, só se viam coisas. Mas Joana tinha a impressão de que as coisas a olhavam e a ouviam como pessoas.
«Tenho medo», pensou ela.

Mas resolveu caminhar para a frente sem olhar para nada.
Quando chegou ao fim da rua virou à direita e meteu a um atalho entre dois muros. E no fim do atalho encontrou os campos, planos e desertos. Ali, sem muros nem árvores nem casas, a noite via-se melhor. Uma noite altíssima e redonda e toda brilhante.
O silêncio era tão forte que parecia cantar. Muito ao longe via-se a massa escura dos pinhais.
«Será possível que eu chegue até lá?», pensou Joana.
Mas continuou a caminhar. Os seus pés enterravam-se nas ervas geladas. Ali no descampado soprava um curto vento de neve que lhe cortava a cara como uma faca. «Tenho frio», pensou Joana. Mas continuou a caminhar.

À medida que se ia aproximando dele, o pinhal ia-se tornando maior. Até que ficou enorme. Joana parou um instante no meio dos campos.
«Para que lado ficará a cabana?», pensou ela. E olhava em todas as direcções à procura de um rasto. Mas à sua direita não havia rasto, à sua esquerda não havia rasto e à sua frente não havia rasto.
«Como é que hei-de encontrar o caminho?», perguntava ela. E levantou a cabeça.
Então viu que no céu, lentamente, uma estrela caminhava.

«Esta estrela parece um amigo», pensou ela. E começou a seguir a estrela.
Até que penetrou no pinhal. Então num instante as sombras fizeram uma roda à sua volta. Eram enormes, verdes, roxas, pretas e azuis, e dançavam com grandes gestos. E a brisa passava entre as agulhas dos pinheiros, que pareciam murmurar frases incompreensíveis. E vendo-se assim rodeada de vozes e de sombras, Joana teve medo e quis fugir. Mas viu que no céu, muito alto, para além de todas as sombras, a estrela continuava a caminhar. E seguiu a estrela.
Já no meio do pinhal pareceu-lhe ouvir passos.
«Será um lobo?», pensou.

Parou a escutar. O barulho dos passos aproximava-se. Até que viu surgir entre os pinheiros um vulto muito alto que vinha caminhando ao seu encontro.
«Será um ladrão?», pensou.
Mas o vulto parou na sua frente e ela viu que era um rei. Tinha na cabeça uma coroa de oiro e dos seus ombros caía um longo manto azul todo bordado de diamantes.

— Boa noite — disse Joana.
— Boa noite — disse o rei. — Como te chamas?
— Eu, Joana — disse ela.
— Eu chamo-me Melchior — disse o rei. E perguntou:
— Onde vais sozinha a esta hora da noite?
— Vou com a estrela — disse ela.
— Também eu — disse o rei —, também eu vou com a estrela.

E juntos seguiram através do pinhal.
E de novo Joana ouviu passos. E um vulto surgiu entre as sombras da noite.
Tinha na cabeça uma coroa de brilhantes e dos seus ombros caía um grande manto vermelho coberto de muitas esmeraldas e safiras.

— Boa noite — disse ela. — Chamo-me Joana e vou com a estrela.
— Também eu — disse o rei — também eu vou com a estrela e o meu nome é Gaspar.
E seguiram juntos através dos pinhais. E mais uma vez Joana ouviu um barulho de passos e um terceiro vulto surgiu entre as sombras azuis e os pinheiros escuros.
Tinha na cabeça um turbante branco e dos seus ombros caía um longo manto verde bordado de pérolas. A sua cara era preta.
— Boa noite — disse ela. — O meu nome é Joana. E vamos com a estrela.
— Também eu — disse o rei — caminho com a estrela e o meu nome é Baltasar.

E juntos seguiram os quatro através da noite.
No chão, os galhos secos estalavam sob os passos, a brisa murmurava entre as árvores e os grandes mantos bordados dos três reis do Oriente brilhavam entre as sombras verdes, roxas e azuis.
Já quase no fundo dos pinhais viram ao longe uma claridade. E sobre essa claridade a estrela parou.
E continuaram a caminhar.
Até que chegaram ao lugar onde a estrela tinha parado e Joana viu um casebre sem porta. Mas não viu escuridão, nem sombra, nem tristeza. Pois o casebre estava cheio de claridade, porque o brilho dos anjos o iluminava.

E Joana viu o seu amigo Manuel. Estava deitado nas palhas entre a vaca e o burro e dormia sorrindo.
Em sua roda, ajoelhados no ar, estavam os anjos. O seu corpo não tinha nenhum peso e era feito de luz sem nenhuma sombra.
E com as mãos postas os anjos rezavam ajoelhados no ar.
Era assim, à luz dos anjos, o Natal de Manuel.

— Ah — disse Joana — aqui é como no presépio!
— Sim — disse o rei Baltasar — aqui é como no presépio.
Então Joana ajoelhou-se e pousou no chão os seus presentes.

Sozinha no natal - Você em sua melhor companhia consigo mesma

Mulher depois dos 30 (imagem band.uol)


Vai passar o natal sozinha em casa e não sabe o que fazer?

O natal está ligado a uma data de confraternização em família. É comum  na época natalina famílias e amigos desfrutarem do momento, juntos. Porém, por alguma circunstância alheia muitas pessoas são privadas de estarem com seus parentes, namorados (as) e amigos na noite do natal. O bom mesmo é estar na companhia de pessoas que gostamos e que nos fazem bem. Às vezes, a vontade de estar com alguém é muito maior do que a saudade que sentimos dela. Com as varias confraternizações que acontecem nessa época natalina, a ideia de união se deixa aflorar. Procure não ficar deprimida. claro que não é bom passar uma data especial longe de quem se ama, pois o bom mesmo é ficar juntinho, comemorar, se alegrar, rever parentes que há muito não se via, etc.
Mas se por algum motivo não é possível passar o natal com quem você gostaria, não leve como se fosse o fim do mundo. Você pode aproveitar perfeitamente o natal sozinha e ainda assim se sentir bem.

Confira algumas dicas.


1 - Assista um bom filme - Compre filmes românticos e divertidos. Nada de filmes que te deixem de baixo- astral. Eles não vão ajudar. Antes de comprar ou baixar na internet procure saber um pouco do enredo, e depois disso mergulhe na cama ou no sofá. Vale salientar que se for um bom filme, ele irá te proporcionar algumas horas de prazer;

2 - Um bom livro - Quem nunca tirou um tempo pra se entregar a leitura e bom um livro não sabe o que está perdendo. Livros encantam e te levam a lugares inimagináveis. É surpreendente fazer parte deles;


3 - Escute músicas - Procure ouvir músicas alegres e que te deixem bem humoradas. Evite aquelas que te fazem lembrar de um amor ou qualquer outra coisa que te deixam triste; a menos que queira ter um momento de nostalgia sem que estrague sua noite e fique se sentindo triste, deprimida e sozinha;

4 - Experimente novos looks - Use está oportunidade de estar só e use looks que nunca ousou, como por exemplos roupas que comprou mas que não teve oportunidade de experimentá-la com outros assessórios, novo penteado, maquiagem, etc.

5 - Dance -   Já fiz esse programa sozinha em casa e particularmente, foi muito divertido. Além de exercitar o corpo, ajuda a descontrair e passar as horas;

6 - Organize suas coisas - Além de ficar tudo organizado vai tomar boa parte do seu tempo;

7- Cuide da beleza - Se por algum motivo você não teve tempo de fazer cabelo, unhas, etc, essa é uma boa oportunidade.  Aproveite e faça uma limpeza esfoliadora na pele, faça as unhas, o cabelo. Não tem mal algum ficar bonita pra si mesma.

Você ainda pode optar por muitas outras coisas, o que não pode é ficar deprimida e se sentindo a pior pessoa do mundo por está sozinha em casa. Se não conseguiu passar o natal em casa com a família ou com amigos, deve entender que imprevistos acontecem. Antes de dormir experimente tomar um bom banho quente pra relaxar. Tenha certeza, próximo natal será melhor!


Musculação - Eu faço e sou feminina

Mulher depois dos 30

Tem muita gente desinformada falando do que não sabe por aí. Não só a musculação como todas as outras variedades de exercícios, podem trazer benefícios a saúde. É bem verdade que a musculação é muito mais conhecida como sendo um exercício deformador de corpos do que benéfico ao seu humano. Porém, temos que entender que existem várias formas de praticar a musculação. Alguns usam apenas para definir os músculos, outros fazem para ganhar massa, mas ainda temos aquelas pessoas que usam a musculação como meio profissional.

Não é verdade, por exemplo, que a musculação vai deixar uma mulher com o aspecto masculino. Mulheres que treinam até ficar super fortes, como se realmente fossem homens, fazem porque gostam e apreciam o fisiculturismo. Mas não necessariamente, vai ficar musculosa, se fizer exercício pesado. Também é mito dizer que a mulher que pratica musculação perde a sensualidade. Prova disso é que existem mulheres lindas e sensuais que fazem dessa modalidade física uma verdadeira oração quando o assunto é cuidar e manter a beleza do corpo.

A musculação ajuda a tonificar os músculos e a moldá-los, além de proporcionar uma excelente sensação de bem-estar ao corpo. Não apenas pode se alcançar a beleza através da musculação, como também saúde. Pode ser que pegar no pesado não seja o forte de muita gente. No entanto, as mulheres modernas estão mais independentes e mostram que vencer obstáculos, é apenas mais uma de suas dádivas, e por isso não tem medo de pegar no pesado. Resultado: Saúde, auto-estima lá em cima, corpos definidos e sarados. Mas se você é mulher e não gosta, também tem todo direito. Cada um é feliz com o corpo que tem e a sua maneira.

Atualmente há uma série de suplementos que auxiliam no melhor desempenho da atividade física e na musculação. São suplementos para várias áreas específicas. No entanto, devem ser consumidos com orientação de um profissional. Se consumidos da forma correta, trarão inúmeros benefícios, e os resultados esperados, serão os melhores.

Há no mercado, uma série de suplementos que podem ser incorporados à dieta e que certamente, se bem consumidos – sobre orientação profissional –, podem trazer vantagens ao corpo sem que isso seja de alguma forma prejudicial à saúde.

Aqui vai uma lista dos mais usados: 

BCAA

Basicamente, são aminoácidos, os elementos que constroem, mantêm, ajudam no crescimento e restauração das células que constituem os músculos. Os BCAA’s formam cerca de 35% da massa muscular corporal e também formam anticorpos. Veja outras funções dos BCAA’s: fazem parte do sistema hormonal e enzimático, formam RNA e DNA e ainda transportam oxigênio pelo corpo, melhorando, assim, as respostas fisiológicas aos exercícios.

Guaraná

Ajuda a acelerar o metabolismo, através da estimulação do sistema nervoso central. Isso se dá porque o guaraná, em parte, é constituído por cafeína. Também contribui na redução da gordura corporal, suprimindo o apetite e convertendo gordura em energia.

Nosso corpo necessita de vitaminas, isso é fato. Também necessita de minerais, e nem sempre nossa alimentação supre todas as vitaminas e minerais que o organismo precisa para o pleno funcionamento. E é nisso que os multivitamínicos auxiliam, na reposição de ambos. Eles ajudam na digestão dos alimentos, fornecem energia para os músculos e também são importantes na recuperação muscular.

NO2

A importância do NO2 está no fato de ele ajudar na dilatação dos vasos sanguíneos, dessa forma o sangue consegue transportar mais oxigênio e nutrientes para o músculo. Outra característica do NO2 está no aspecto estético, já que, por conta da dilatação dos vasos ele mantém os músculos tonificados mesmo após a prática do exercício.

Termogênicos (lipo 6 hers )

Servem para aumentar os níveis de energia no organismo, acelerando o metabolismo e, consequentemente, queimando mais gordura. É indicado para a prévia de treinamentos aeróbicos.

Logo, vamos nos exercitar, pois além de fazer bem para a saúde ainda nos deixa em forma e com um corpo legal sem precisar de recorrer a cirurgias.


sábado, 21 de dezembro de 2013

Pólipos uterinos e a histeroscopia cirúrgica – Saiba mais

Mulher depois dos 30


Quando o assunto é saúde não devemos brincar. É importante que toda mulher se cuide em todas as suas fases. A parte ginecológica é tão importante quanto as outras. A maioria das mulheres, em alguma fase da vida, irão desenvolver algumas doenças nessa área, como por exemplo, o aparecimento de miomas, pólipos uterinos, doenças sexualmente transmissíveis, câncer do colo do útero, etc. No entanto, todas com altas chances de cura se diagnosticadas e tratadas a tempo. Os pólipos atingem 88% das mulheres. Como se vê, é um índice alto, mas não há porque se preocupar. Basta cuidar e garantir saúde para levar a vida e os sonhos adiante. Em alguns casos, para que se retire o pólipo, ou pequenos miomas é necessário uma histeroscopia cirúrgica. Para que você, mulher, se mantenha informada, publico aqui um artigo da Doutora Maria Fernanda, que além de útil, é bastante esclarecedor.
Boa leitura queridas amigas


Pólipos – quantos tipos?

Tipos de pólipos

Os pólipos uterinos são crescimentos benignos no tecido que reveste a cavidade uterina, formando uma protuberância na região. Podem também ser encontrados no colo do útero. Os pólipos são geralmente ligados ao útero por uma base, variam de tamanho e, normalmente, não possuem células cancerosas.
Em geral, os pólipos não causam sintomas à paciente, porém em alguns casos a mulher pode apresentar sangramento vaginal fora do período menstrual, após relações sexuais ou fluxo menstrual muito acentuado. Os pólipos uterinos se dividem em dois tipos: os endocervicais e os endometriais.

Pólipos endocervicais e endometriais

Os pólipos endocervicais são pequenas projeções que surgem no canal do colo do útero e causam sangramentos na vagina fora do período menstrual, principalmente após relações sexuais. Geralmente, a possibilidade de que as projeções endocervicais sejam de origem maligna (cancerosas) são pequenas, girando em torno 0,5% . Estes casos são tratados através da histeroscopia.

Os pólipos endometriais - são projeções que aparecem na mucosa do endométrio (interior do útero) e são comuns em mulheres acima dos 40 anos. Eles são os principais responsáveis pelo excesso de sangramento no período menstrual, além de cólicas menstruais fora do período de menstruação. Pacientes que apresentam pólipo endometrial têm um índice de 3% de chance de desenvolver câncer no endométrio. A histeroscopia também é usada para esse tratamento.

A histeroscopia associada ao recurso visual possibilita uma avaliação precisa do canal cervical e da cavidade uterina. Observa-se onde estão alojados os pólipos e o médico especialista os remove da mucosa através de pequenas incisões.
É fundamental realizar exames ginecológicos com frequência para se diagnosticar esse tipo de problema o quanto antes, possibilitando uma recuperação tranquila e sem maiores transtornos à saúde da paciente.


Vídeo-histeroscopia é uma endoscopia do útero. É um procedimento usado para examinar o útero por dentro e realizar cirurgias dentro dele, através da vagina. O interior do útero é como uma bola de aniversário vazia. Se eu colocar um canudinho dentro dela não vou enxergar nada, mas se eu encher a bola de gás ou de soro fisiológico e colocar uma câmera na ponta do canudinho e iluminar com uma lâmpada eu consigo visualizar todo o interior desta bola, certo? Isso é a histeroscopia. Através de um aparelho fino e comprido contendo uma microcâmera, fonte de luz, entrada para o meio distensor (gás ou soro fisiológico) e entrada para pinça auxiliar (tesoura ou  biópsia, por exemplo) eu consigo examinar o interior do útero e realizar biópsias e pequenas cirurgias. Toda a imagem captada por este aparelho aparece num monitor e pode ser gravada e fotografada em tempo real. 

Existem três diferentes tipos de histeroscopia. Até médicos que não são especialistas se confundem, claro, e vocês verão o motivo.

1.Vídeo-histeroscopia diagnóstica (exame, em ambiente ambulatorial, quando não é necessário fazer biópsia)
2. Vídeo-histeroscopia cirúrgica para biópsia dirigida ou lise de sinéquias (também é um exame, realizado em ambiente ambulatorial ou hospitalar, com ou sem anestesia. Também pode retirar pequenos pólipos, sinéquias, retirar de corpo estranho, reposicionar DIU)
3.Vídeo-histeroscopia com ressectoscópio (é a cirurgia propriamente dita, em ambiente hospitalar, necessariamente com anestesia)

Há muitas indicações para se realizar a histeroscopia:

Sangramento uterino anormal
Dor pélvica
Corrimento vaginal persistente
Pesquisa de infertilidade
Sangramento pós-menopausa
Auxílio na inserção de DIU e reposicionamento de DIU
Retirada de corpo estranho intra-uterino
Suspeita de incompetência istmo-cervical
Diagnóstico e Acompanhamento de doença trofoblástica gestacional
Laqueadura tubárea sem cirurgia
Pesquisa de alterações na ultrassonografia pélvica, exemplo:
Espessamento endometrial
Suspeita de malformação uterina
Suspeita de pólipos, miomas submucosos, líquido endometrial, cistos ou vesículas endometriais
Deve ser realizado após curetagem por aborto, para prevenir e, até mesmo retirar eventuais sinéquias
Auxilio nos quadros de restos ovulares persistentes

A histeroscopia é mais precisa que a ultrassonografia e os demais exames de imagem porque ela tem a visão direta do interior do útero e do colo. Deste modo ela vê detalhes que os exames de imagem podem não ver.
Por isso é comum indicarmos a histeroscopia quando a paciente tem uma queixa, mesmo que a ultrassonografia seja normal. 

Aparelho Histeroscópio


Este exame tem cerca de 5 minutos de duração. A maioria é feita sem anestesia, em consultório. É difícil prever quem vai sentir dor, se a dor será suportável ou não. O fato é que a maioria das mulheres faz o exame sem anestesia e algumas se queixam de um pouco de cólica durante o exame ou sentem incômodo no momento em que o aparelho está passando do canal do colo para o interior do útero, devido a uma "portinha" que temos alí, o orifício interno, que pode estar muito fechada (estenosada), totalmente aberta (incompetente, nesse caso não dói nada) ou o que consideramos normal (competente) e o incômodo é passageiro e suportável. Às vezes eu acho que a paciente vai sentir dor e não sente, e às vezes eu penso que não vai sentir e sente. Porém nos casos em que a paciente está realizando o exame e sente dor que impede continuar o exame, é possível agendar para fazer o exame em centro cirúrgico, sobre anestesia. Há também casos em que a paciente prefere já fazer com anestesia no hospital.


Falando agora das possibilidades cirúrgicas, a histeroscopia também consegue realizar retiradas de pólipos, de miomas, retirar o endométrio ou parte dele (no tratamento de menstruações intensas, sangramentos uterinos por disfunção ovariana), corrigir septos intra-uterinos, etc. A técnica é parecida com a histeroscopia exame, mas o aparelho introduzido na cavidade uterina tem calibre maior e por dentro dele passa uma alça que, através de energia, corta e cauteriza o problema a ser tratado. É impossível um mioma com mais de 1cm sair inteiro pelo colo, por isso, essa alça vai fatiando o mioma em pedacinhos menores e os retirando de lá, ao mesmo tempo que cauteriza os vasos para parar o sangramento provocado pelo corte.


Este tipo de cirurgia é considerada minimamente invasiva, não apresenta cicatrizes, não leva ponto, a pessoa permanece internada apenas por algumas horas e em até 1 semana retorna às suas atividades normais. Eu falei um pouco dela no post sobre Miomas, pois os miomas submucosos, mesmo com componentes intramurais podem ser retirados através desta técnica.


Como qualquer procedimento cirúrgico, este também pode ter riscos de complicações. Mas devido ao avanço dos materiais utilizados, à experiência do cirurgião, habilidade e respeito aos seus limites, as complicações são bastante, bastante, bastante raras. Pode haver perfuração uterina com ou sem lesão de órgãos vizinhos, infecções, hemorragias, complicações anestésicas e um evento especial chamado Intravazamento (quando a solução usada para distender a cavidade passa para dentro dos vasos sanguíneos em quantidade suficiente para provocar alterações cardíacas, pulmonares ou cerebrais). Mesmo passível de complicações, a cirurgia histeroscópica é mais segura e vantajosa que cirurgias maiores.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...