quarta-feira, 14 de outubro de 2015

DSTs - Faça sexo seguro e conviva sem elas



Em tempos em que o sexo anda mais liberado do que nunca, é preciso tomar cuidado com algumas doenças sexualmente transmissíveis que podem atacar tanto o homem, quanto a mulher, de todas as idades, e são transmitidas por vários agentes como bactérias, vírus, fungos. Vale salientar, que a maioria delas são transmitidas através da relação sexual pelo parceiro (a) infectado (a). 

Em alguns casos, a pessoa portadora de alguma DST não sabe que tem a doença, e através do ato sexual sem o preservativo acaba passando para a parceira (o). É comum acharem que os sintomas da DST é alguma reação orgânica comum do organismo.
É importante lembrar, que  muitas delas tem cura, e quando diagnosticadas logo no início, na maior parte das vezes, o tratamento se torna mais rápido e eficaz. Porém, há casos em que infelizmente não há cura, por exemplo , como a AIDS, , que é responsável por milhares de mortes diariamente, principalmente na África, onde se concentram 70% dos casos de todo o mundo. 







Os casos de DSTs tem crescido consideravelmente nos últimos anos e cada vez mais é motivo de preocupação, podendo ser considerada como um problema de Saúde Pública, devido às péssimas condições dos serviços de saúde, pela falta de educação sexual, baixa condição socioeconômicas, grande frequência na troca de parceiros, entre outros.

É sem dúvida um assunto  de interesse público, que exige por parte dos órgão públicos de saúde campanhas e medidas de conscientização, pois é possível contrair DST até mesmo quando há um relacionamento monogâmico há anos. Infelizmente, mesmo com todos os riscos que uma relação sexual pode oferecer, muitos caem no erro de usar métodos contraceptivos apenas para evitar a gravidez, e acabam abrindo mão do preservativo na hora da relação sexual. Sabemos que essa não é uma atitude inteligente. Ainda que o seu parceiro exija sexo sem camisinha, seja decidida na hora de dizer não. Lembre-se que é a sua saúde que 
está em risco. Uma DST pode acabar com o seu sonho de ser feliz, de construir família, de ter filhos, etc.

As imagens podem ser chocantes, mas servem para demonstrar que a vida vale muito mais. E que sexo, é muito bom, mas se prevenir, é ainda melhor!



Herpes


Confira mais no site do Ministério da Saúde


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...