terça-feira, 19 de abril de 2016

Drenagem linfática - conheça os benefícios



O verão chegou, e a verdade é que nessa época a maioria das mulheres querem estar com o corpo sarado para curtí-lo. Existem várias técnicas de massagem que são conhecidas, tanto entre as mulheres quanto entre os homens, por diminuírem medidas. A drenagem linfática é uma delas, mas seu objetivo principal é retirar líquidos que vão se acumulando ao longo do tempo entre as células e os resíduos metabólicos. Logo, não reduz medidas, mas provoca um bem-estar devido a liberação dos líquidos. Essa sensação de perder medidas é justamente por isso. Essa técnica de massagem para liberar líquidos foi desenvolvida pelo terapeuta dinamarquês Dr. Emil Volder e sua esposa Estrid Volder, em 1932, e ficou conhecida no mundo todo.

A drenagem linfática além de relaxante e tranquilizante,  é uma técnica de massagem capaz de atua no sistema linfático estimulando-o a trabalhar de forma rápida para que, com movimentos suaves e repetitivos a linfa se movimente até os gânglios linfáticos.  Retirados do local em que estavam armazenadas, as substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação. Além do mais, estimula a regeneração dos tecidos, ajuda a combater gordura localizada e a celulite. Mas não pense que para por aí. Essa técnica de massagem é capaz de fazer milagres em algumas pessoas com problemas de saúde, pois melhora a ação anti-inflamatória do organismo auxiliando-o numa cicatrização e também melhora o sistema imunológico. No entanto, vale salientar que algumas pessoas com problemas cardíacos, câncer, trombose e alguns problemas do trato respiratório não devem se submeter ao tratamento.

A maioria das pessoas que procuram esse tipo de massagem querem se livrar de líquidos acumulados principalmente nas coxas e na barriga. O acúmulo desses líquidos aumentam o inchaço e a formação de celulite. Vale salientar que por ser uma massagem relaxante não deve doer. Caso durante as sessões  o corpo apresente dores, é aconselhável que o paciente peça pra parar com o procedimento, pois algo está errado.  Os movimentos devem ser macios e firmes, mas não devem machucar a pele ou provocar lesões durante o contato das mãos no local massageado. O tempo previsto para a realização da massagem deve ser de aproximadamente 40 a 50 minutos, evitando ultrapassar o tempo estipulado.

Como funciona o processo




Já sabemos que a drenagem ativa o sistema linfático, que fica localizado logo abaixo da pele, e é formado por capilares, vasos e mais de 400 gânglios. Sua principal função é a de transportar e absorver os líquidos que ficam armazenados nos espaços intracelulares.
Ela é realizada em dois processos:

1 - a evacuação, que consiste em desobstruir os gânglios e as demais vias linfáticas;
- e a captação, que consiste em realizar de fato a drenagem.

Usando as mãos, a drenagem é feita a partir de círculos com o polegar, em suaves movimentos combinados e pressão em bracelete.  Já a drenagem realizada com o auxilio de aparelhos, é feita através de um sistema inteligente de computador que infla e desinfla uma espécie de bolsa que assim como a drenagem manual melhora a condição das linfas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...