sexta-feira, 10 de maio de 2013

Gravidez depois dos 35



Em décadas remotas casar e ter filhos era obrigação da mulher, que já nascia predestinada a ser dona de casa. Não podiam estudar, trabalhar, não podiam nem mesmo ser solteiras, tinham que escolher entre um casamento com um desconhecido que podia ser  um homem novo ou velho, o que importava aos pais era o valor do dote, o sobrenome da família e a quantidade de terras e riquezas do pretendente; ou ser trancafiada em um convento.  Com as várias revoluções e com o passar do tempo, as mulheres estão ocupando cada vez mais seu espaço na sociedade.

Hoje já não vemos a mulher apenas como um ser reprodutor. Elas trabalham, estudam, desfrutam de uma vida de festas, e muitas nem querem assumir um compromisso para um casamento futuro.  Com tanta coisa disponível , tanto trabalho, a gravidez fica sempre em último plano. E por isso, a cada geração, as mulheres têm filhos mais tarde. O universo feminino mudou muito desde a década de 60. As mulheres foram para as universidades e passaram a disputar espaço no mercado de trabalho com os homens. Paralelamente, o desenvolvimento de métodos anticoncepcionais seguros, como a pílula, permitiu que a mulher definisse o momento mais oportuno para engravidar. Hoje, devido ao competitivo mercado de trabalho e ao acúmulo de funções sociais, muitas optam por ter filhos mais tarde, depois dos 35 anos.

Mas qual seria a idade certa para ter um filho?

Não existe idade certa para ter um filho se você não é mais adolescente. Existe  responsabilidade e planejamento.  Se você tem 20 anos e quer ter um filho, qual o problema? Nenhum, desde que seja responsável e tenha condições de criar essa criança. Pois ter um filho não é a mesma coisa de ter um animal de estimação. Criança precisa de cuidados, de alimentação, roupas, amor, família, etc.

Porém, sabemos que a maioria das mulheres não quer ter filhos enquanto não se formarem em uma faculdade, e estiverem bem profissionalmente, não querem enquanto não comprar à casa própria, o carro, etc. A verdade é que o tempo vai passando, a idade vai chegando e o corpo também vai envelhecendo. Mas conceber após os 30 anos é mais demorado, embora a maior parte dos casais acabe conseguindo. A gravidez acima de 35 anos muitas vezes é classificada como de "alto risco" pelos médicos e até mesmo pela família. No entanto, podemos considerar,  hábitos saudáveis, como alimentar-se bem e praticar exercícios físicos, em alternativas que ajudam a aumentar a fertilidade e a garantir uma gravidez tranquila e de baixo risco.

Mas a gravidez tardia ainda é uma preocupação para os médicos, porque na maioria das vezes as mulheres que procura uma clínica especializada para tratamento de infertilidade já tem mais de 35 anos.  De acordo com especialistas, a idade máxima ideal em termos de relógio biológico para a mulher ter o primeiro filho seria aos 28 anos.  No entanto, vale salientar que, a medicina avançou muito nas últimas décadas e mostrou que os resultados do tratamento para infertilidade também são muito eficazes, mesmo em mulheres de 35 anos ou mais idade, tudo isso devido à utilização das novas tecnologias.



Porém, conforme passa o tempo e a idade, as chances de gestação depois dos 35 anos vão diminuindo consideravelmente em decorrência de vários problemas ginecológicos como  miomas, cistos, infecções e endometriose, além da diminuição da reserva e da qualidade dos óvulos, fatores estes decorrentes da idade, e que de acordo com os médicos, ainda é a causa da infertilidade.

Precauções necessárias para quem engravida depois dos 35

Diminuir o ritmoGeralmente  são mulheres que trabalham muito e que levam uma vida corrida e de estresse.  Por isso, é necessário diminuir o ritmo para que o bebê e também a saúde da mãe não seja prejudicada.  De acordo com o médico especialista em reprodução humana Dr. José bento, após os 35 anos o risco de aborto é maior, por isso, que é necessário um acompanhamento médico adequado e repouso;
Cuidar da saúde antes da gravidez – É necessário que antes mesmo de tentar engravidar, procurar um médico e fazer uma serie de exames para saber se tudo está bem. Ainda recomenda-se fazer uso de ácido fólico e suplementos vitamínicos nos três primeiros meses que antecedem a concepção, pois ajuda a diminuir consideravelmente o risco de má formação do sistema nervoso central do bebê;

Acompanhamento médico  - É importante quando a gravidez for confirmada. Por isso, se faz necessário a realização de uma ultrassonografia para verificar se o embrião se encontra dentro do útero. Esse exame também vai possibilitar saber se a gestação é única ou múltipla.  


Possibilidades de tratamento


Atualmente, muitos são os tratamentos que podem ajudar a mulher a engravidar depois dos 35 anos de idade, caso ela não consiga engravidar naturalmente.São tratamentos que vão desde uma indução da ovulação, passando pela fertilização in vitro, ou optando pela doação de óvulos ou doação temporária de útero, dentre muitos outros tratamentos.
Entre as técnicas de reprodução assistida mais simples, está a utilização de hormônios que vão super-estimular os ovários, e é utilizada quando a mulher não ovula regularmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...