quinta-feira, 3 de março de 2016

Esfoliação caseira - Dicas e receitas




 Mulher depois dos 30

Cuidar da pele e mantê-la  hidratada é um dos cuidados diários que toda mulher deve ter. Mais importante ainda, é manter a pele limpa, e para isso, podemos recorrer a esfoliação, que nada mais é que uma renovação celular; ou seja, com os produtos adequados e através de movimentos circulares, há a eliminação de células mortas, e consequentemente uma aparência de pele mais limpa, macia, e saudável. Vale ainda salientar, que a esfoliação deve ser realizada com a pele limpa para se obter melhores resultados. Muita gente  acha que apenas pode-se esfoliar a pele do rosto. Nada disso! A esfoliação pode ser feita no corpo inteiro, e a depender do lugar ou membro a ser esfoliado, há uma esfoliação específica.

Atualmente existe uma variedade de cosméticos no mercado que são capazes de fazer verdadeiros milagres. No entanto, nem sempre sobra um dinheirinho para adquirir alguns produtos. Mas, a esfoliação também pode ser feita através de produtos naturais, e o melhor de tudo, produtos  caseiros e que temos em casa sem muito custo. Tal procedimento deixará a pele lisinha, além de prevenir o aparecimento dos tão indesejados cravos e espinhas. Esfoliando a pele 1 ou 2 vezes por semana será possível controlar o ressecamento e a oleosidade.

É importante que antes de fazer qualquer procedimento que envolva risco de lesões na pele, que haja informação. Procure ler a respeito, ou consulte uma esteticista.

Confira aqui três super dicas de esfoliação caseira

1 – Para o rosto

Uma colher de sopa de mel
Uma colher de sopa de açúcar mascavo
7 cravos

Como fazer

Tritures os cravos até que fique um pó mais grosso, depois junte com o mel e com o açúcar mascavo. Esfregue na pele com movimentos suaves e circulares. Deixe agir por 5 minutos. Depois enxágue bem com água morna e passe um hidratante.

2 – Para os pés

Bucha vegetal
½ de sopa de fubá
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de chá de óleo de amêndoas
1 colher de chá de gel mentolado ou de cânfora

Como fazer

Em uma bacia coloque ½ litro de água morna e misture todos os produtos. Em seguida, com os pés limpos, mergulhe-os dentro da mistura, e com a bucha vegetal faça movimentos circulares por todas as partes. Deixe descansando por cinco minutos. E o mais importante, não enxágue imediatamente. Passado os 5 minutos envolva-os em uma toalha e deixe por mais 3 minutos, depois é só enxaguar. Você verá ao final, que o resultado é bastante satisfatório.

Se for fazer depilação, o ideal seria que três dias antes seja realizada uma esfoliação para facilitar a desobstrução dos poros. Uma vez obstruídos, aprisionam os pelos, e dessa forma acontece o tão famoso processo de pelos encravados.

Mulher depois dos 30

O que não se deve fazer na esfoliação

1- Usar produtos que possam machucar a pele;
2- Não use limão e se exponha ao sol. Algumas mulheres costumam passar limão na pele como uma forma de controlar a oleosidade. No entanto, se exposto ao sol, além de queimaduras, pode acontecer que sua pele fique manchada devido ao ácido cítrico que contém na fruta;
3- Não use sal, ou produtos que contenham álcool, isoladamente. Lembrem-se, todos os produtos usados na pele, principalmente na do rosto, devem ser produtos que causem bem-estar e não, lesões;
4- Evite movimentos em que seja aplicada a força. Como já foi dito antes, todo movimento deve ser suave e circular.
É importante que após a esfoliação, caso não seja aplicado um hidratante, que a pele receba uma aplicação de filtro solar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...