quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Síndrome do coração partido - Tente não morrer por amor



Se é possível morrer por amor? De acordo com pesquisadores alemães, sim. Foi o que publicou o Jornal britânico Daily Mail. Após vários estudos realizados, estudiosos descobriram um trauma psicológico e emocional o qual batizaram de Síndrome do Coração Partido.  Esse trauma emocional é causado pela perda de um amor ou morte de parente. Vale salientar, que nem sempre o trauma está ligado a fatos relacionados com a morte. Pode ser que este se dê através de um a separação traumática e problemática.

A síndrome do coração partido é um problema cardíaco provocado pelo sentimento abstrato da dor, e já atinge centenas de pessoas no mundo todo. É um trauma letal que ataca o corpo produzindo mais hormônios do estresse, como a adrenalina e o cortisol. Quando produzido em excesso é capaz de entupir as artérias coronarianas, prejudicando, dessa forma, a circulação sanguínea. Esse fenômeno é o mesmo que acontece em casos de acidente vascular cerebral ou infarto. Como já foi dito antes, esse trauma pode ser letal, e a pessoa vítima da síndrome e dona do coração partido pode morrer em consequências de uma parada cardíaca, uma vez que o cérebro e o resto do corpo não receberam oxigênio suficiente para o seu perfeito funcionamento.

O Dr. Christoph Nienaber, diretor do Centro de Cardiologia da Niversitu Clinic Of Rostock, Na Alemanha, explica que os sintomas da síndrome do coração partido são os mesmos do infarto, e apresenta sintomas como a dificuldade para respirar, dores no peito e fraqueza. O trauma emocional é tão grande que quebram a resistência do corpo humano  atingindo o coração de forma letal e desastrosa.


Vários cardiologistas afirmam que um trauma emocional devido a uma separação frustrada e problemática, ou o estresse de um luto podem perfeitamente desencadear problemas cardíacos. Um estudo recente, realizado pelo INCOR – Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo mostrou que o risco de ataque cardíaco aumenta 10 vezes nas 48h após a perda de um ente querido.  Mas, essa predisposição se refere a pacientes que já possuíam um histórico de fragilidade em relação ao coração, por motivos que podem ser os mais diversos, como artérias obstruídas, má alimentação, coração frágil etc.

Se você está enfrentando a dor de ter perdido alguém e sente algum dos sintomas citados no texto acima, procure um médico. E Deixe que Deus e o tempo faça o resto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...