terça-feira, 12 de janeiro de 2016

cuidados com a pele - Por que usar protetor solar?



Independente de está fazendo chuva ou sol, os dermatologistas afirmam que usar protetor solar é de extrema importância, e não importa em qual estação climática estamos. Ainda vemos muitas pessoas por aí que abrem mão do uso dos protetores solares. Com a chegada do verão ficamos expostos ao sol com mais frequência, e consequentemente aos raios UVB, pois queremos aproveitar o mar, o sol, piscina, e esquecemos do fundamental, a saúde. Mas engana-se quem pense que devemos usá-los a penas quando expostos ao sol ou o calor. Mesmo em climas frios há incidência de raios UVA, por isso a necessidade do uso. Como não sentimos calor acreditamos que não seja necessário acrescentar mais alguma coisa a nossa pele.

Atualmente o câncer de pele, ou melanoma, é o que mais tem crescido. Esse tipo de câncer apresenta sintomas variados que vão desde pequenas manchas a feridas profundas, ou até queimação na pele. É importante ainda observar se essas manchas mudam de cor ou aumentam de tamanho. Mas se diagnóstico a tempo, as chances de cura são altas.
Para entender melhor, veja o que os raios UVA, UVB, UVC e infravermelhos podem causar a sua pele.

1. UVA – São raios perigosos. Atingem a camada subcutânea penetrando as camadas mais profundas da pele sem marcas visíveis. Dessa forma, é causado o envelhecimento precoce e o melanoma. Como não deixa marcas, a pessoa pensa que tudo está bem, no entanto, o melanoma pode se manifestar mais tarde de forma agressiva e dolorosa;

2. UVB – Os raios UVB’s são conhecidos por causarem queimaduras solares e vermelhidão na pele. Eles atingem a derme e estão diretamente ligados ao câncer de pele;

3. Raios infravermelhos
- comparados aos outros raios, podemos dizer que são inofensivos. A radiação emitida é a responsável pelo calor do sol. Como atingem a epiderme, existem alguns inconvenientes que podem causar incômodos, mas nada que não possa ser resolvidos. Entre eles estão aquela sensação de ressecamento e de pele desidratada.




É importante um cuidado especial com crianças e idosos, e o protetor solar deve ser aplicado no mínimo três vezes. Algumas pessoas dizem que não usam protetor solar porque deixam a pele oleosa. Vale salientar que o mercado farmacêutico tem apresentado produtos bons e não muito caros, e o melhor, não são oleosos. Portanto, não deixe de cuidar da sua pele. Estando exporta ou não ao sol, use um protetor solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...