terça-feira, 10 de setembro de 2013

Colposcopia - Qual a importância de fazer?



Algumas mulheres ainda morrem de medo quando  o assunto é uma visita ao ginecologista.  No entanto, não devemos esquecer que, todas as mulheres, principalmente aquelas  que tem vida sexual ativa devem se cuidar frequentemente; É importante conhecer o organismo, pois numa eventual alteração é mais fácil detectar  se algum problema está acontecendo. O correto é que essa visita aconteça  pelo menos a cada seis meses.

Alguns exames ginecológicos são essenciais para detectar enfermidades como o câncer de útero. Vale salientar, que o exame ginecológico comum, é importante, mas é um tanto superficial, e por isso é necessário fazer um exame de prevenção de colo de útero uma vez ao ano. De acordo com o INCRA – INSTITUTO NACIONAL DO CANCÊR, aqui no Brasil, esse é o tipo de câncer que mais mata e atinge um número elevado de mulheres, ultrapassando 200 mil por ano. A Revista Science Translational Medicine em dados recentes do dia 9 de janeiro de 2013, afirmou que embora seja este um câncer que mais mata mulheres, é também o que dá mais chances de cura quando detectado a tempo. Se antes, as chances de cura já eram bastante significativa, algo em torno de 62/%, hoje é de 92%.

Por isso que, exames como a colposcopia não podem deixar de ser feito. Através desse exame será realizada uma análise de todo o trato genital inferior, em especial, no colo do útero; O aparelho encarregado para realizar a colposcopia é o colposcópio, que se assemelha a um pequeno microscópio, que uma vez introduzido no corpo, através da vagina, possibilitará que o profissional visualize diretamente as estruturas examinadas. Caso seja detectada algum tipo de lesão, o médico pedirá biópsias dos locais suspeitos.

Quem pode fazer o exame?

Qualquer mulher que tem vida sexual ativa pode fazer um exame de prevenção de colo de útero. No entanto, a colposcopia  deve ser realizada por mulheres em que os exames preventivos de câncer de útero tenham levantado alguma suspeita, tanto para confirmá-lo por meio de uma biópsia, se for o caso, como para descartá-lo e diagnosticar outras patologias que podem afetar o trato genital inferior, tais com inflamações, ferimentos e dermatites de outras naturezas, etc.

Como a colposcopia é realizada?

Só o nome já  é capaz de colocar medo. No entanto,  vale salientar que o exame é simples e não invasivo, ou seja, não causa dor,  e pode durar de dez a vinte minutos. Pode ser realizado em qualquer consultório ginecológico, pois não exige uma preparação prévia para se proceder a sua realização. Porém, alguns cuidados devem ser tomados:

Relação sexual – a mulher deve abster-se de ter relação sexual num período de 48 horas antes do exame. É importante que não tenha ocorrido lesões recentes;
Não fazer uso de cremes ou duchas vaginais;
Deve ser realizada de preferência, na primeira fase do ciclo menstrual, ou seja, antes da ovulação.
Mulheres que se submeteram a histerectomia podem fazer o exame a qualquer momento. E em casos de gravidez não há restrições quanto a realização do exame, mas os cuidados devem ser os mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...