quarta-feira, 18 de julho de 2012

TPM - amenizando os sintomas


Desde épocas remotas que as mulheres sofrem com a tão terrível TPM – Tensão Pré – Menstrual. Entretanto, era difícil ser mulher num mundo que ainda estava evoluindo. Isso mesmo. Estava evoluindo. Imaginem o que era sentir-se mal durante o ciclo menstrual e mesmo assim ter que cumprir alguns compromissos desnecessários (atualmente), mas que fazia parte da vida de toda mulher de épocas passadas, por exemplo, ir à missa, chá da tarde, acompanhar o marido em convenções, assistir lutas de escravos, assistir quem seria o vencedor na caça de animais, etc. Qualquer recusa por parte da mulher seria vista como um insulto pelo esposo que logo dizia: não demore, isso é dengo. Pois é, como sofriam sem saber como aliviar os sintomas da TPM.

A TPM acontece nos dias que antecedem a menstruação, e seus principais sintomas são mudança brusca de humor, dores de cabeça, dores no corpo e problemas de pele, principalmente acne. O termo TPM foi batizado pelo neurologista americano Robert Frank, em 1931, que investigava a mudança no comportamento de suas pacientes ocorridas quando se aproximava a menstruação, e que cessava logo após o sangramento.


Atualmente, a mulher não precisa sofrer calada com os sintomas da TPM, pode recorrer à ajuda médica. De acordo com o ginecologista Odair Albano, mesmo com a ciência avançada ainda não é possível definir com exatidão o que causa a TPM. No entanto, ele garante que seus sintomas estão ligados às alterações hormonais. E isso acontece toda vez que há uma queda brusca no nível de estrogênio, aumento do progesterona e presença acentuada, em certos casos, de testosterona.


Também é possível que a mulher durante a TPM desenvolva problemas de pele, por exemplo, acne, como já foi dito antes. Isto acontece devido às mudanças hormonais. É importante lembrar, que os hormônios tem papel fundamental para a nutrição e preservação da pele, principalmente, o estrogênio. Caso haja aumento excessivo da progesterona, que carrega hormônios masculinos, as glândulas sebáceas irão secretar em maior quantidade. O resultado será uma pele muito mais oleosa. Como conseqüência da oleosidade, pode ocorrer a obstrução do folículo piloso, e a inflamação, que nesse caso, dará origem a acne.



Veja alguns cuidados que podem ser tomados para reduzir os efeitos da TPM

1- Procure adotar uma alimentação saudável, composta por cereais integrais, frutas, legumes, verduras e carnes magras, preferencialmente de peixe. Vale salientar ainda, que alguns alimentos contribuem para reduzir os sintomas dessa síndrome, como pro exemplo, aqueles que contêm fibras;


2- Faça por onde diminuir o consumo de sal e açúcar, uma vez que potencializam o inchaço e a fadiga;


3- Evite álcool, bebidas à base de cafeína e gordura saturada;


Se apresentar problemas com a pele, é preferível mantê-la sempre limpa e hidratada. Sempre faça uso do protetor solar, não apenas na rua, mas também em casa.  Procure ajuda médica se precisa. Afinal, não vivemos no tempo da pedra lascada ou qualquer outra época que nos impeça de buscar uma melhor qualidade de vida e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...