quinta-feira, 24 de maio de 2012

Evite o estresse


Com o corre-corre do dia-a-dia, família, trabalho, estudos, etc, é quase que impossível o corpo não se sentir sobrecarregado. O estresse age no corpo através de uma resposta do organismo, produzido pelo cansaço e exaustão excessiva. Entre os sintomas mais comuns estão a insônia, ansiedade, dores de cabeça constante, baixa imunidade, falta de interesse sexual, desânimo, alterações no apetite, entre outros.
Na maiorias da vezes, o estresse pode estar relacionado a doenças que por si só debilitam o organismo como o câncer, e também a crises de asma ou bronquite, além dos problemas cardiovasculares, uma vez que é comum  o estresse provocar o aumento da pressão arterial.
Porém pode ser evitado. Veja algumas dicas pra evitar o estresse:

1- Procure descansar – Quando sentir que o corpo pede ajuda, pare e descanse. Tire um tempo para aliviar a tensão que está sobre você.
2- Esqueça o heroísmo – Entenda que você não nasceu para ser uma super-heroína e salvar o mundo. Você não é a Mulher Maravilha. Por isso, faça uma coisa de cada vez e deixe que as mesmas aconteçam ao seu tempo.
3- Saia mais É comum pra quem leva uma vida de correrias chegar nos fins de semana super cansada. No entanto, procure um tempo pra você. Saia com amigos, ou com seu parceiro. Faça sexo para não deixar a vida sexual cair na rotina ou até mesmo para não perder o interesse.
4- Faça uma atividade física – Você não precisa ser uma mega atleta. Existe uma variedade enorme de exercícios que podem ser feitos em casa e que não exigem muito esforço ou muito espaço. Mas freqüentar uma academia pode ser uma ótima oportunidade  de conhecer novas amizades e de se distrair.
5- Chore - Se sentir vontade de chorar, não perca tempo, chore. O choro ajuda a aliviar a tensão emocional.
6- Viva o presente – Pare de se preocupar excessivamente com o futuro. Deixe que as coisas fluam de maneira natural. Faça o que estiver ao seu alcance. O resto espera. Não adianta ficar com neuras para fazer coisas que podem ser feitas a qualquer momento. Faça apenas aquilo que não pode esperar.
7- Foque na alimentação – Uma alimentação equilibrada e saudável além de fortalecer o corpo também é capaz de evitar o estresse. Você pode incluir frutas, legumes, e aquelas ricas em cálcio, magnésio, vitaminas A e B.
8- Monte uma agenda - É importante se ter um controle sobre as atividades que serão realizadas a cada dia. Para isso, monte uma agenda com o tempo específico para cada uma delas. Alcançadas as suas metas, é hora de um merecido descanso.
9- Evite irritações – É óbvio que todo mundo se irrita, mas você não precisa ficar irritada o dia inteiro e ainda por cima descontar nas pessoas  que a rodeiam. Tente respirar fundo e esquecer o que aconteceu. Quando o pensamento vier à tona, se desfaça dele ouvindo uma música alegre ou até mesmo rindo da situação. Você se sentirá bem melhor.
10- Dê férias ao seu pensamento pra quê ficar pensando em coisas que a deixam triste? Liberte seu pensamento. Experimente pensar em coisas positivas. Lembre dos momentos bons e alegres.
11- Tenha um animal de estimação - A alegria do bichinho, manifestada toda vez que você chega em casa, e o carinho com que ele lhe recebe, não tem preço. Procure dar atenção as pequenas coisas, e aos pequenos gestos que muitas vezes valem mais que mil palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...