quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ciúme - o destempero do amor




Pra muita gente, o ciúme é a coisa mais normal do mundo. Depende. Desde que não seja aquele ciúme que sufoca e que destrói qualquer relacionamento, pode sim, ser visto como normal. O ciúme quando bem dosado e administrado deixa a relação mais quente, apaixonada, pois o outro se sente importante, se sente cuidado e amado. E que mulher ou homem não gosta de saber que é importante para o parceiro(a)? No entanto, não viaje na idéia de que ele a deixa mais firme. Eu nunca acreditei nessa história que o ciúme é o tempero do amor. Se assim fosse, não existiam todos os dias milhares de mulheres sendo agredidas e mortas pelos seus parceiros. A nossa sociedade, infelizmente, ainda que não queira assumir, é machista, e muitos homens ainda vêem a mulher, como propriedade exclusiva. Claro que numa relação onde impera o ciúme, o casal se acha dono, um do outro.

Se o ditado que diz que, “há limites pra tudo” nessa vida, o ciúme de forma alguma deve ficar de fora.  Porque não devemos enxergar o outro como propriedade exclusiva nossa, mas sim como parte integrante da nossa vida, da nossa história. Disse uma vez o saudoso poeta Gabriel Garcia Marquez, que o amor é liberdade. E que amar de verdade, é um gesto de entrega e desprendimento. Concordo! Pessoa alguma gosta de se sentir sufocado em sua privacidade dentro de um relacionamento. As pessoas devem entender que quando começam um namoro ou até mesmo quando casam, que a vida não acaba ali, entre dois. As amizades devem continuar, mas não devem prejudicar no relacionamento. O ciúme não pode interferir na vida pessoal e social de ambos, pois dessa forma, será impraticável continuar com a união. Relacionamento é acima de tudo, cumplicidade, e o ciúme, decididamente, não entra pra formar um time. Entra pra formar adversários.  O que algumas vezes pode ser saudável e inofensivo, se encontrar forças pra crescer, uma hora deixa de ser inocente, e daí vem o perigo. Conheça os sintomas básicos de um ciumento.

1- Escolta pessoal para todo o lado – Se o parceiro quer jogar bola com os amigos, tem que levar escolta pessoal; Se a mulher quer sair com as amigas, ele tem que ir junto; Pessoas ciumentas insistem em acompanhar o parceiro em qualquer evento ou ocasião, até mesmo naquelas em que não são convidadas ou bem recebidas. Há uma pressão tão forte que acabam indo mesmo assim, ou forçando o parceiro a não ir. Há ainda aqueles que insistem em levar e buscar o seu parceiro(a) no trabalho, faculdade, passeio com amigas(os), etc ;

2- Vasculhar o celular – Essa mania é clássica pra quem vive morrendo de ciúmes. Mexer no celular do parceiro(a), saber com quem conversou, quantas mulheres/homens tem na agenda e quem são, é por vezes, desagradável. Todo mundo tem direito a sua privacidade. Claro que se você não tem nada pra esconder, isso jamais será um problema. Mas é preciso saber a hora de não ser inconveniente.


3- Mil interrogatórios por dia – Não há nada mais chato do que uma pessoa que fica querendo saber de tudo que aconteceu no seu dia, até mesmos dos detalhes insignificantes. O que se conversou com aquele amigo(a),  com quantas pessoas esteve durante o almoço, reunião; quantas mulhers/homens tinha no local, etc. Não estou falando que não é legal você compartilhar com seu parceiro(a) como foi o seu dia. É ótimo haver interesse na vida um do outro. É maravilhoso ouvir quando chega em casa ou pelo telefone: “amor, como foi o seu dia?. Perguntamos sim, mas nada com exageros.

4- Implicância no modo de se vestir – É muito freqüente que isso aconteça com homens. Conhece a mulher, sabe que ela se veste daquele jeito e depois quer, de uma hora pra outra, mudar todo um hábito que acompanha essa pessoa há anos. Também tem mulheres que pegam no pé do parceiro porque querem saber pra onde vão com tal roupa, no caso de estarem mais arrumados.

5- Interferência na vida social -  É preciso entender, que as relações amorosas são apenas uma parte da vida social de qualquer pessoa, que geralmente inclui ainda amigos, família e passatempos pessoais. As pessoas ciumentas tentam muitas vezes minar os planos do seu companheiro(a) porque, para além de terem medo de estarem ou de ficarem sozinhos, não gostam da idéia do seu parceiro(a) fazer planos e divertir-se sem ele/ela. Todas as pessoas devem continuar com a vida pós - namoro ou casamento. Pois como já disse antes, as amizades e familiares são novos integrantes que devem chegar pra somar, e não pra separar.

6- Vigilância 24 horas -  Seguir o parceiro(a), escutar conversas quando o outro estar no telefone, mexer nas coisas do trabalho, na carteira, é uma falta de respeito enorme. Ninguém precisa viver atormentado assim. Se não existe mais confiança entre os dois, é como se diz o ditado: cada um pra seu lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...